• sáb. maio 15th, 2021

Leitos de UTI devem ser reativados em 30 dias

ByBaú

jan 15, 2021

A secretária interina da Saúde de Ji-Paraná, Franciany Brasil, previu que o centro de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Claudionor Roriz volte a funcionar em, ao menos, 30 dias. As UTIs foram desativadas no dia 28 de dezembro de 2020 por falta de medicação “específica”. O centro foi inaugurado em 11 de dezembro do ano passado.

“Foram inauguradas, essas dez UTIs, mas apenas cinco estavam funcionando, já por conta da falta de medicação. Quando ela acabou de vez, precisamos, infelizmente, promover o desligamento de todas elas”, explicou a secretária durante entrevista a uma emissora de rádio no dia 9 de janeiro.

Franciany Brasil informou que tem mantido contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para o retorno das UTIs.

Com a decisão de desativar cinco dos dez leitos que estavam em funcionamento, pacientes tiveram que ser transferidos para unidades de saúde de Cacoal, Ariquemes e Porto Velho para continuação do tratamento da Covid-19.

Segundo a secretária interina, a Sesau se comprometeu em enviar recursos para custear a manutenção dos leitos, remuneração do pessoal especializado e a compra de medicamentos, por três meses. “E se houvesse necessidade, mandaria recursos para mais três meses”, garantiu.

“Recurso há [fornecidos pelo governo de Rondônia], mas o problema é que a morosidade dos procedimentos burocráticos fez com que essa compra de medicamentos atrasasse e quando pôde acontecer, as indústrias, além de praticarem um preço exorbitante, disseram não ter estoque ou insumos para a produção de tais medicações”, admitiu.

Franciany assegurou que a Secretaria Municipal de Saúde está empenhada na compra dos medicamentos. Acredito que, nos próximos 30 dias, isso deve acontecer e as UTIs, por fim, voltem a funcionar”, previu.

Fonte: correio popular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE URGENTE NOTÍCIAS 24H Seja bem vindos ao nosso site
Norte Urgente.
Norte Urgente.