• sex. maio 7th, 2021

Operação é realizada pela PF e Ibama em RO para combater crimes cometidos por madeireiras irregulares

ByBaú

abr 27, 2021

Investigações apuraram fraudes relacionadas ao comércio virtual de créditos de madeira. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão.

A “Operação Floresta S/A” foi deflagrada na manhã desta terça-feira (27) em Rondônia pela Polícia Federal com o objetivo de combater crimes ambientais cometidos por madeireiras irregulares. A ação foi realizada juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nos municípios de Alto Paraíso, Buritis e Ariquemes.

Segundo a Polícia Federal, as investigações começaram em agosto de 2020 depois de uma fiscalização realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia (Sedam) e Polícia Ambiental, quando encontraram diversas irregularidades quanto a quantidade de madeiras nos pátios das empresas em relação ao informado no Sistema DOF.

Foi apurado a existência de fraudes relacionadas ao comércio virtual de créditos de madeira através desse sistema. A PF concluiu que as empresas utilizavam o sistema para dissimular a origem ilícita da madeira que havia sido extraída de áreas de proteção ambiental.

Foram encontrados nos pátios das madeireiras toras de árvores da espécie castanheira, que tem a extração e comercialização proibida.

Os investigados podem responder pelos crimes de desmatamento em terras de domínio público, dificultar a fiscalização ambiental e falsidade ideológica.

Fonte: G1/Ro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE URGENTE NOTÍCIAS 24H Seja bem vindos ao nosso site
Norte Urgente.
Norte Urgente.