Seca, poeira e queimadas provocam um aumento de consumo de água em Ariquemes

118
Norte Urgente: Informação, na velocidade da notícia.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sabia como economizar água nos dias mais quentes

A Águas de Ariquemes, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Ariquemes, separou algumas dicas importantes para que os moradores aprendam a verificar o consumo de água de suas residências e, possam praticar o hábito do consumo consciente. Atualmente em Ariquemes mais de 93% da população tem aceso a rede de água tratada no perímetro urbano.

Toda vez que uma torneira ou chuveiro é aberto ou até mesmo a máquina é ligada, o hidrômetro da casa começa a registrar o volume de água utilizado na ação. O aparelho, também conhecido como relógio, mede o consumo do imóvel em tempo real e é um grande aliado na luta contra o desperdício.

É por meio da leitura do hidrômetro que é possível acompanhar o padrão de consumo mensal das residências. Caso o morador queira saber e até mesmo controlar quanto está sendo consumindo na residência, é possível acompanhar a medição que consta na última conta de água subtraindo a medição atual do seu hidrômetro, porém é importante que os moradores utilizem apenas os números pretos e desconsidere os demais, fazendo isso já é possível identificar a quantidade de água que foi consumida desde a última leitura, ou seja, desde quando sua fatura foi entregue.

“Os clientes podem fazer essa simples conta, considerando os números pretos do relógio, supondo que a leitura atual está em 0052 e a leitura anterior estava em 0042, significa que já se consumiu, desde o dia da última leitura (informação que consta nas contas), 10m³, ou seja, 10.000 litros de água”, destacou Katia Regina, agente comercial da concessionária.

Mudanças simples de hábitos são fundamentais para o futuro da água. Pensando nisso, a Águas de Ariquemes separou algumas dicas importantes de como praticar o consumo consciente de água diariamente.

  • – Atenção a vazamentos nas residências: um vazamento de 2mm, desperdiça 96 mil litros de água por mês;
  • – Substituir mangueira pelo balde, quatro baldes de água já são suficientes para lavar seu carro. Se o objetivo é regar as plantas, há alternativas mais econômicas. Substituir a mangueira pelo regador gera economia de 96 litros de água em dez minutos.
  • – Sem pinga-pinga: uma torneira gotejando, desperdiça 40 litros de água por dia. Em uma semana, aqueles pingos que pareciam inofensivos já serão responsáveis por 280 litros de água jogados pelo ralo;
  • – Economia no banho: a redução de só 1 minuto do tempo de banho, ao fim de um ano terá ajudado a economizar 3.285 litros de água;

É importante que todos adotem hábitos de consumo consciente e multipliquem as informações para modificar também a rotina de quem está próximo.

Para preservar os recursos hídricos e seguirmos utilizando a água no futuro é necessário aplicar o consumo consciente de água e realizar práticas sustentáveis e que são fundamentais para manter esse bem tão precioso. O Instituto Trata Brasil apontou que cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável, um número bastante expressivo.

Em Rondônia somente nas unidades que são administradas pela Aegea Saneamento, são mais de um bilhão de litros de água tratados distribuídos mensalmente, benefícios que tem mudado a realidade de muitas famílias com qualidade e regularidade no abastecimento. Ariquemes conta com 93% de acesso a rede de água tratada, Buritis com pouco mais de 60%, Pimenta Bueno 97% e Rolim de Moura 96%.

Para mais informações sobre os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pela concessionária, acesse www.aguasdeariquemes.com.br. A empresa fica à disposição da população pelo atendimento 24h no número 0800 647 6060 (ligação de telefone fixo e celular), via WhatsApp pelo número (66) 99724-2963 e o aplicativo Águas APP.

Via assessoria

Fonte: planetafolha.com.br




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Don`t copy text!